Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

POR QUE FAZEMOS CIÊNCIA?



Figura mostrando a América Invertida
América Invertida
Figura copiada de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Joaqu%C3%ADn_Torres_Garc%C3%ADa_-_Am%C3%A9rica_Invertida.jpg

Questão proposta pelo professor André Porto Ancona Lopez em: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2012/06/por-que-fazemos-ciencia.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+MetodologiaEmCienciaDaInformcao+(Metodologia+em+Ci%C3%AAncia+da+Informa%C3%A7%C3%A3o)

Para que serve a ciência, afinal? Muitas pessoas acham que é para melhorar a sociedade e o mundo. Outras argumentam que o juízo de valor sempre é questionável, pois o que é melhor para alguém pode não ser melhor para outrem. Há quem diga que serve para dominar o mundo e alterar a realidade... No universo acadêmico a abordagem de cunho empiricista muitas vezes apregoa que o limite da pesquisa científica, ao menos no âmbito de projetos de mestrado e doutorado, está relacionado à compreensão de um fenômeno. Os defensores do relativismo e da crítica humanizadora, por vezes admitem, e até assumidamente procuram, a transformação de uma dada realidade a partir da compreensão de um fenômeno, podendo, inclusive, buscar a modificação do próprio fenômeno, em algumas situações.
Eduardo Tomanik tem uma frase bastante interessante sobre a postura transformadora que a pesquisa científica pode vir a ter: "a realidade é sempre mais complexa do que podemos perceber; por isso pesquisamos. Ela é sempre diferente do que gostaríamos que fosse; por isso tentamos modificá-la.”.  E você, jovem pesquisador de Ciência da Informação, como se posiciona a respeito dessa questão? Como essa preocupação está evidenciada (se é que está) no seu projeto ou na formalização de sua pesquisa? 

Nome: Rosa Costa
Dinter
Resposta: Eduardo Tomanik: "a realidade é sempre mais complexa do que podemos perceber; por isso pesquisamos. Ela é sempre diferente do que gostaríamos que fosse; por isso tentamos modificá-la.” De acordo com Pedro Demo, no livro Introdução à Metodologia da Ciência (2011, p. 20), “a ciência propõe-se a captar e manipular a realidade assim como ela é.” Porém a noção de realidade é subjetiva, pois depende do grupo social no qual o indivíduo está inserido, é construído socialmente.  A pesquisa, feita em qualquer área do conhecimento, é uma tentativa de melhor entender a ‘realidade’ na qual estamos inseridos. O ser humano tem a necessidade de buscar respostas para questões que o incomodam de algum modo.  Ao pensar o ser humano pode descobrir novas formas de ver o mundo, como mostra o desenho do mapa que ilustra a questão formulada pelo professor André Lopez. A ciencia deveria ser pensada para trazer melhores condições de vida para todos.A pesquisa científica traz benefícios para a humanidade, porém pode, inclusive, trazer descobertas cujo uso distancia-se do objetivo inicial do pesquisador.
A minha pesquisa de doutorado tem como tema geral Metodologia de organização de acervo fotográfico. Penso que o desenvolvimento dessa metodologia pode permitir que as fotografias existentes nos arquivos possam ser tratadas como documentos de arquivo, o que infelizmente não ocorre na maioria dos casos, pois as fotografias são descontextualizadas, perdem sua organicidade e transformam-se em coleções. Além de permitir um maior acesso a esse acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário